quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Finalizando o tanque

Vamos terminar o tanque neste post seguindo agora com a fixação das lagartas. Está parte montamos no post anterior. Abaixo foto do tanque e das lagartas prontas.

Em seguida vamos passar cola embaixo das rodas para colarmos a lagarta maior. Você pode colar do jeito que achar melhor, mas não se esqueça de moldá-las fazendo as curva necessárias para as rodas frontais e traseiras. Foto a seguir.

Na sequência vamos alinhar as rodas entre as fileiras de "dentes" da lagarta aguardando a secagem para irmos para o próximo passo.


Em seguida vamos colar a roda traseira e a frontal na lagarta, passe cola na área de contado da roda com a lagarta, e cole-a. Mantenha algum objeto pressionando a lagarta na posição para que ela não se solte antes da secagem. Fotos a seguir.

Note que na próxima foto deixei minha pinça fazendo pressão na "peça".

Agora vamos colar a parte superior da lagarta, faça pequenas ondas nela para dar a impressão de gravidade. Foto a seguir

A seguir detalhe das emendas na lagarta superior. Fotos abaixo.


Terminado, faça o mesmo do outro lado, a seguir panorâmica do tanque com suas lagartas devidamente coladas.

Vamos separar as parte "duras" do tanque representadas por números em formato romano, localizado na folha das lagartas do tanque. Fotos a seguir.

Para estas partes selecionei um arame de amarrar pão e um fio elétrico fino. Você deve selecionar qualquer que seja o material, desde que é claro ele possa ser colado no papel e que respeite a "bitola", mantendo o mais próximo possível do exemplo nas instruções do modelo.

Aqui usei um fio de luz mais grosso e um pedaço de palito de dente para a metralhadora.

E nestes últimos, dois pedaços de arame de amarrar pão desencapados e devidamente dobrados.
Pinte-os de uma cor idêntica ou próxima da estrutura do tanque. Não sou muito detalhista e estava sem pincel, então minhas pinturas ficaram ridículas, mas não faça como eu, pinte direito e separe os materiais calmamente. Eles serão apresentados no decorrer deste "post" conforme forem sendo anexados ao tanque.
Vamos montar as partes 59,59a,59b e 61 foto abaixo.

Vamos cortar e colar a parte 61 que é muito fácil. Foto a seguir.

Em seguida cortamos e dobramos as partes 59,59a e 59b, para montar o "macaco" do tanque.

Em outros modelos que montei, o "macaco" tinha uma manivela que deveria ser feita de fio elétrico por exemplo, mas neste modelo não tem, vamos deixa-lo original. Abaixo o "macaco" montado.

Agora colaremos ele no seu devido lugar com a parte menor de cor branca virada para baixo. Foto a seguir.

A próxima parte que é a 62 deve ser cortada e colada fixando as partes de arame que pintamos previamente.

As fotos abaixo mostram a parte 62 fixando o arame nº III na estrutura do tanque.


Na próxima foto a parte 62 fixa o arame nº II na estrutura do tanque.

Agora vamos montar a metralhadora que é composta pelas partes 32,32a,32b e o palito de dente previamente pintado. Foto abaixo.

Em seguidas as partes cortadas e dobradas, não esqueça de fazer um furo no centro da parte 32b. Foto a seguir.

Na próxima a foto a parte está pronta.

E finalizando, colamos a parte 32 montada na estrutura do tanque. Foto a seguir.

Em frente montaremos a parte 27 e 27a, ela parece complicada porém só parece.

Abaixo a parte recortada e dobrada. Cole cada "gomo" separado e depois cole suas bordas formando um curva no cilindro, irá parecer com o cabo de um guarda-chuva.Foto a seguir.

Em seguida a parte 27 montada.

Em seguida vamos colar a parte 27a na estrutura do tanque.

E depois finalizamos colando a parte 27 no local indicado na parte 27a. Foto a seguir.

Vamos recortar e colar a parte 60 no local indicado como mostra as fotos a seguir. Você pode também colar ela em outro papel para deixá-la mais visível, eu não usei esse método nesta peça em questão.


Montaremos agora o farol central do tanque composto pelas partes 28, 28a e 28b que fica localizado logo acima da tampa frontal. Foto a seguir.

Em seguida o farol montado.

Em seguida vamos colar o farol no local indicado na estrutura do tanque foto a seguir.

Para pequenas partes como esta acima e as que virão a seguir recomendo colá-las com super bonder ou similar para facilitar a fixação das mesmas. Em seguida vamos montar os faróis laterais formado pelas partes 29,29a e 29b. Lembrando que são 2 faróis, use como referência o faról montado antes.

É o mesmo processo do farol montando anteriormente, então na próxima foto vou mostrar o faról montado e colado no seu devido lugar na lateral frontal esquerda do tanque.

Fixe o outro farol na outra lateral frontal do tanque no local indicado finalizando assim esta parte.
Vamos continuar agora montando a peça composta pelas partes 30,30a e 30b. Foto a seguir.

Não consegui montar como mostra o pequeno diagrama desenhado logo acima da parte 30, porém pesquisei algumas fotos e acabei por montar de uma forma totalmente parecida com o que seria no original. As partes 30a e 30b, apoiam-se na lateral do tanque marcado pelos 2 pequenos quadrados brancos e sustentam a parte 30 em posição inclinada na direção para frente do tanque. Usei super bonder para fixar rapidamente estas partes. Fotos a seguir.


A foto a seguir mostra a antena, parte n° I e as "maçanetas" da escotilha do tanque, parte n° V, coladas no seu devido lugar. Utilizei super bonder para colar as mesmas.

Bom não vejo mais peças sobrando aqui, então concluo que terminamos este tanque.
Analisando o modelo, ele consegue com menos "peças" representar com certa exatidão o modelo de um tanque com seus detalhes mais importantes, porém suas instruções são fracas se comparados aos da GPM, editora que costumo montar, mas isto não desabona em nada este modelo da ModelCard. Agradeço os comentários e espero que este trabalho seja útil para as pessoas que tiverem interesse em papercraft militar como eu, e espero que minhas explicações tenham sido de fácil entendimento e que minha fotos estejam focando corretamente os pontos descritos, porém quero ressaltar que determinadas "peças" são complicadas de serem fotografadas devido as seu tamanho, e peço desculpa por qualquer erro de português ou concordância que possa ter passado despercebido. Obrigado a todos que acompanharam esta montagem e se houver dúvidas não deixem de expressar. Em seguida finalizando mais algumas fotos do tanque terminado.








Se alguém estiver interessado em discutir ou compartilhar imagens de modelos militares podem me adicionar no Orkut, deixem um scrap que os adicionarei com prazer. http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=12791936152941614361
Até a próxima postagem..........
Até o próximo modelo............

Nenhum comentário:

Postar um comentário